Pular para o conteúdo principal

Nosso 11 de Setembro Foi Pior * Ivan Seixas - SP

NOSSO 11 DE SETEMBRO FOI PIOR

(Ivan Seixas)

A mídia burguesa rememora sempre que o 11 de setembro foi aquele brutal ataque contra as torres gêmeas, que matou quase 3 mil pessoas, com o uso de aviões sequestrados. Foi mesmo um ataque brutal, não há o que discutir sobre isso. 

Esse ataque teve um detalhe muito importante para a História. Foi a primeira vez que os EUA viram a guerra dentro de seu território. Sempre as guerras em que os governos imperialistas dos EUA meteram seu povo aconteceram no território do país atacado. Ou seja, a barbárie da guerra era uma coisa distante dos olhos do cidadão comum daquele país. Quando a Al Qaeda atacou as torres gêmeas o povo estadunidense pode sentir na pele o que é uma guerra.

No mesmo dia 11 de setembro, mas do ano de 1973, o governo imperialista dos EUA comandou um ataque contra o povo chileno, quando Augusto Pinochet comandou o assalto ao poder, derrubou o governo socialista de Salvador Allende e da Unidad Popular e impôs uma ditadura neoliberal por longo tempo. Era mais um capítulo das muitas agressões imperialistas ao redor do mundo. A ditadura neoliberal de Pinochet matou cerca de 15 mil pessoas. Ou seja, 5 vezes mais do que os mortos nas torres gêmeas. Um crime 5 vezes mais brutal. Vários brasileiros morreram durante esse período sombrio que se abateu sobre o povo chileno.

Militantes brasileiros e brasileiras que tombaram no Chile:
> Jane Vanini (estudante de Ciências Sociais) 
> Capitão PM - SP Wânio José de Matos 
> Túlio Roberto Cardoso Quintiliano (Engenheiro) 
> Nelson Souza Kohl (Jornalista) 
> Luis Carlos de Almeida (Físico)

Essas pessoas estavam exiladas no Chile para fugir da ditadura brasileira, implantada pela intervenção imperialista dos EUA no Brasil, em 1964, e foram assassinadas na ditadura implantada no Chile pelo mesmo imperialismo yanque. Antes de se exilarem no Chile, que vivia a experiência democrática de um governo socialista eleito pelo povo chileno, elas foram torturadas barbaramente pela ditadura militar brasileira, que tinha a assessoria em técnicas de torturas de instrutores militares do exército dos EUA.

Viva em nossa memória Salvador Allende!
Viva em nossos corações o heróico povo chileno!
Vivam as pessoas que tombaram na luta pelo socialismo!
Abaixo a ditadura do passado e do presente!
Abaixo a agressão imperialista do passado e do presente!
 ***

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profª Laura Dias da Silva * Larissa Chiben - Multi Show

Professora Laura Dias da Silva:  a libertação da mulher atrás das grades. Reportagem de Larissa Chiben, canal Multi Show. *

Revolução dos Cravos 2017 * Portugal - PT

25 de Abril Portugal - 2017 Revolução dos Cravos manifesta solidariedade à Greve Geral  dos trabalhadores brasileiros *

O Dia Em Que A Terra Parou * Raul Seixas - BA

O Dia Em Que a Terra Parou Raul Seixas - BA *